Leitura concluída: O Chamado do Cuco - Robert Galbraith
Editora: Rocco
Ano: 2013
páginas: 447
Em julho do ano passado o mundo literário recebeu uma grande notícia: J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter, lançou um livro sob um pseudônimo. Desde então, deu-se início à procura por "O chamado do cuco" (The Cuckoo's calling, em inglês). Publicado em abril de 2013 no Reino Unido, o livro assinado por Robert Galbraith, um romance policial, chegou ao Brasil em novembro do mesmo ano.
E aí pessoal, tudo bem com vocês? Hoje nós vamos conversar sobre 'O Chamado do cuco', o primeiro livro que eu li para a Desafio Literário do segundo semestre, que, já vou adiantando, eu gostei muito.
.jpg)
Três meses depois - toda a história já foi "esquecida" pela imprensa - John Bristow, irmão adotivo de Lula, ainda inconformado com isso, decide contratar um detetive para investigar melhor a morte de sua irmã. E, então, conhecemos Cormoran Strike, um antigo soldado do exército, que, hoje, trabalha como investigador particular. Mas a situação de Strike não é muito boa: ele tem apenas uma cliente, muitas contas atrasadas e um empréstimo para pagar, além de receber constantemente ameaças de morte de um ex-cliente. Além de tudo, ele acabou de brigar com sua noiva e está morando no escritório.
Bristow oferece ao detetive o dobro do dinheiro proposto inicialmente para que ele comece uma nova investigação. Cormoran, no começo, recusa, pois todas as provas existentes mostram que foi realmente um suicídio, mas, depois de apelos por parte de Bristow, a proposta é aceita. E é a investigação da morte de Lula Landry o enredo principal do livro, mas Galbraith insere, também, a história de seus personagens de forma brilhante, arrisco em dizer.
Cormoran, por causa de sua situação financeira, não pode pagar uma secretária fixa, então depende de uma empresa que envia secretárias temporárias - elas ficam por uma semana - para ele. E é assim que Robin Ellacott, começa a trabalhar para Strike. Robin desde o começo mostra que é uma ótima secretária. Ela é noiva de Matthew e tem um sonho desde pequena: trabalhar como detetive. É por acaso que a agência envia Robin ao escritório de Strike e, por estar encantada com esse mundo novo, ela resolve trabalhar para ele além do tempo combinado. Robin, em certos momentos faz muito mais do que os trabalhos de uma secretária, ela é muito importante para o desenrolar do livro. (Essa é uma característica de Rowling, mostrar a força de suas personagens, mas sem tirar sua feminilidade.) Sua relação com Strike é bem parecida com a relação Harry-Hermione, só que a diferença é que Strike é igualmente esperto, ou até um pouco mais.
Duas versões de capa:
Robert Galbraith nos mostra todo o mundo no qual Lula fazia parte; pessoas que só queriam se aproveitar de seu dinheiro e fama e a realidade de famosos que fazem de tudo para aparecer na mídia. Esse é um dos pontos fortes da narrativa. (A forma como isso é colocado no livro) Outro fator que me conquistou foi a sagacidade de Strike; sim, ele tem que ser mais esperto que as outras pessoas, mas me surpreendeu a forma como ele agiu diversas vezes, principalmente quando "pessoas preocupadas com a sanidade de John Bristow" apareciam para falar com ele.
E o final? Meu Deus, que final... Quando nós vamos descobrindo se foi mesmo suicídio ou assassinato e, no caso de ser a segunda hipótese, quem o fez, eu simplesmente não queria largar o livro. Rowling, ou seria Galbraith?, quase me fez perder a parada enquanto lia no ônibus. Simplesmente devorei as últimas 100 páginas.
Sensacional? Espetacular? Incrível? SIM!! Fazia muito tempo que uma leitura não me prendia tanto. Roberth Galbraith deixou o enredo muito bem amarrado. Em alguns momentos, quando eu tinha certeza que o personagem X tinha matado Lula, acontecia uma reviravolta e Galbraith mostrava que eu estava totalmente enganado. Sério, pare imediatamente essa sua distopia YA e vá ler esse romance policial ;)
nota: Queria mais sobre a Robin, pois, mesmo ela sendo muito importante, temos pouco dela nesse livro. Espero que no próximo Robin se destaque mais.
E vem continuação...
Pra quem gostou do primeiro livro sobre o detetive Cormoran Strike, já pode comemorar, pois o segundo livro está chegando em novembro ao Brasil. "O Bicho-da-seda" (The Silkworm, em inglês, lançado em junho desse ano no Reino Unido) será editado pela Rocco aqui no Brasil. Para conferir as novidades é só clicar aqui.
E vocês, ja leram O Chamado do Cuco? Deixem nos comentários sua opinião e sugestões de livros. Obrigado por ter lido até aqui! Se inscreva no blog e curta a page no facebook para receber as novidades. Um abraço e até mais!
Palavras Inescritas no facebook!
Comentários
Postar um comentário