20 em 20: De repente 20!

"20 anos...", diz minha avó com nostalgia na voz. "Eita rapaz, 20
anos já.", meu pai fala, cheio de expectativas. "Meu filho já está fazendo 20 anos... Cresceu tanto!", minha mãe diz, com os olhos marejados. Me pego pensando que fiz 20 anos e não sei o que estou fazendo ainda. E é engraçado que as pessoas antigamente me perguntavam quais eram os sonhos. Hoje elas querem saber os planos e esperam que eu tenha tudo arquitetado, pelo menos até os 30, em uma planilha do Excel. Mas eu não sei mesmo o que fazer.
Com 20 bate aquele medo de decepcionar aqueles que alegram-se comigo nas vitórias e, nas tristezas, permanecem ao meu lado. Bate o medo de sair do conforto da "casa dos 10" para enfrentar os obstáculos desconhecidos dos 20. Chegar na idade do "novo demais pra isso... Velho demais para aquilo...", assusta amigo! O que conforta é saber que posso voltar para o colo da mãe e ficar lá até as coisas estarem bem de novo.
E isso me faz lembrar das histórias que ela me contava na infância. Todas com lições, finais felizes e lobos maus se dando mal. Era o mundo que eu conhecia até ler as histórias sozinho. De Pedro Bandeira à J. K. Rowling, eu devorava todas as páginas. Hoje não deixo essas de lado, mas arrisco-me em Machado de Assis, Orwell... O mundo dos 20 é outro. Cheio de incertezas, recordações e cobranças. E as pessoas esquecem de quando fizeram 20 anos. Esquecem que não existe o livro "Saiba o que fazer quando chegar aos 20", muitas vezes chegamos lá de mochila nas costas, talvez pesada demais, e sem saber qual o próximo passo.


Não sei bem para onde estou indo, mas não quero ficar de braços cruzados esperando as coisas acontecerem. Peço a direção de Deus e ando alguns passos. E depois mais alguns, na esperança de encontrar o caminho certo. Sem esquecer que a jornada é importante.
Eu tinha aqueles amigos e, de repente, não tenho mais. Estava no Ensino médio e, de repente, não mais. Beijei pela primeira vez e pela enésima vez. Me importava com certas coisas que hoje nem ligo mais. Pois tudo muda. Todos mudam, porque de repente a gente faz 20 anos e tem que deixar para trás as coisas de menino.

Obrigado por visitar o blog ;)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Isso não é um adeus

Abrir mão de que?

Leitura: Morte Súbita - J. K. Rowling