Dicas para líderes!

Olá para você que veio me visitar aqui no blog. O post de hoje vai ser um pouco diferente do que eu já fiz por aqui, pois eu nunca falei muito da minha vida cristã e acho que está na hora de compartilhar um pouco disso com vocês. No post de hoje, eu resolvi compartilhar uma das maiores e mais difíceis experiências que eu já tive e estou tendo como jovem cristão: liderar um grupo de jovens.

Desde o ano passado, 2016, eu sou o líder dos jovens da Igreja Batista Regular da qual eu sou membro, um grande desafio para minha vida, pois até então eu só tinha liderado crianças. Lembro-me bem do medo que eu senti, no começo do ano passado, de fazer alguma grande besteira, de não ser bom o suficiente, de não ser aceito... Resumindo, medo de não ser um bom líder. Nesse meio tempo conheci outros líderes que estavam começando, ou que já estavam a anos nessa posição, e isso me mostrou que eu não era o único com essas inseguranças. Aprendi tantas coisas nesse tempo como líder (muitas delas fui aprendendo com dificuldade) que hoje, no começo do segundo ano de liderança, consigo ver e entender melhor as coisas e não fico mais com tanto medo assim.

Pensando nisso, montei uma lista com 5 dicas para os novos (e quem sabe, velhos) líderes. Essas dicas eu diria para o Gerson de dezembro de 2015, que teve que aprender cada uma delas sozinho. Espero que seja útil para você.
(Foquei muito em liderança de jovens da Igreja, mas você pode adaptar para seu grupo de crianças, casais, homens e mulheres, até mesmo um grupo de não cristãos. Lembre-se que isso funcionou comigo e que pode ou não funcionar com você, então, "seja um filtro e não uma esponja".)


1) Conheça sua mocidade.
Esse parece ser bem óbvio, mas, por incrível que pareça, muitos líderes ignoram isso. Conhecer sua mocidade é o primeiro passo para uma boa liderança, saber as necessidades do grupo e a necessidade de cada membro, faz com que você tenha um foco para trabalhar com eles. Observar é muito importante nessa etapa, veja como é cada jovem do grupo, seus pontos fortes e fracos, o que precisa ser melhorado e o que pode ser aproveitado. Dessa forma, você terá uma ideia de como trabalhar com eles, as atividades que pode levar, os estudos etc.

2) Você não consegue fazer tudo sozinho.
E não consegue mesmo. Seja preparar um culto de jovens até uma Conferência, você vai precisar de ajuda. Coloque seus jovens para te ajudar no louvor, na recepção, nas dinâmicas, mas divida as tarefas. Assim, nem você fica esgotado e nem eles se sentem excluídos, além de deixar o grupo unido e forte. Eu demorei muito a entender que sozinho eu não consigo fazer muita coisa, pois durante muito tempo fiz as coisas aqui no blog, por exemplo, sem pedir ajuda, e achei que conseguiria fazer o mesmo na liderança, mas entenda que liderar um grupo de jovens não é tão fácil e você vai precisar de toda ajuda possível. Fale com seus conselheiros ou com seu pastor, isso com certeza vai te ajudar. 

3) Escute seus jovens.
Você é um ditador? Não ne! Então escute o que seus jovens têm a dizer, as ideias deles, opiniões. Isso só vai te fazer crescer espiritualmente e como líder. Claro que nem toda ideia e opinião serão boas, mas caberá a você saber filtrar o que escutar. E isso vai, com certeza, te aproximar do grupo de jovens e você será visto um líder que eles podem contar e confiar. 

4) Saiba dizer “Não” quando necessário. Imponha-se!
Essa complementa a dica anterior, mas eu precisava deixar um tópico só pra ela. Se você soltar as rédeas, outra pessoa pode tomá-la pra si. Você é um líder mais democrático? Ótimo! Só não deixe que assumam seu lugar de líder. Afinal, você é quem lidera sua mocidade ou eles que têm o controle sobre você? Isso serve muito para alguns planejamentos de atividades e programações, na organização e divisão de tarefas, também. Eu recomendo que você, como líder, já leve planejado boa parte do que for fazer, para dividir entre o grupo as tarefas e responsabilidades. 

5) Fortaleça sua vida espiritual.
Ou seja, tenha comunhão com Deus. "Leia a bíblia e faça oração se quiser crescer!", esse deve ser o princípio básico para qualquer Cristão, mas para você, líder, esse é MUITO importante. Você será O exemplo, então sua vida tem que estar de acordo. Se a gente parar pra analisar na Bíblia, Jesus é O maior exemplo de líder que temos e você pode (e deve) imitar seus passos.

Dica extra: Defina um tema para ser trabalhado durante o período da sua liderança. Esse é super importante, porque você terá um foco ou meta para alcançar com o grupo. Esse tema vai variar muito de líder pra líder e mocidade pra mocidade, lembra da primeira dica? Depois de conhecer sua mocidade e ver as necessidades dela, monte um plano de estudos em cima do que você percebeu. Você pode usar um livro, um assunto, um personagem, mas sempre visando o melhor pra sua mocidade.

Não é fácil ser líder, não é mesmo. Talvez você pense que não vale a pena ou que você não é bom o suficiente para estar ali, mas lembre-se de quem te colocou no lugar de líder, Ele sabe de todas as coisas e sabe que você é capaz sim. Não sei como você chegou até aqui, mas espero de verdade que este post tenha te ajudado de alguma forma. Sinta-se a vontade para comentar e para ler outros post aqui do PI.

Para meditar!
Josué 1:9 "Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares."

Lucas 9:62 (Eu recomendo ler os versículos 57 ao 62)
"Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus."

I aos Coríntios 10:31 "Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus."


Obrigado por ter lido até aqui!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Isso não é um adeus

Abrir mão de que?

Leitura: Morte Súbita - J. K. Rowling