Tag Livros por feitiços


Olá meus queridos leitores! Hoje eu vou responder uma tag que eu vi no blog Reticências, o novo parceiro deste blog \o/ Bom, nesta tag eu tenho que escolher um livro para cada feitiço da saga Harry Potter. Ao todo serão dez feitiços. Então vamos começar.

nota: Não sei quem criou essa tag. Nome original: Feitiços de Harry Potter.


1. Expecto Patronum: Um livro relacionado a boas memórias - A droga da obediência - Pedro Bandeira.

Um dos livros que me trouxeram para o mundo literário, o primeiro livro da série dos Karas, A droga da obediência estará sempre relacionado a minha época na escola.

2. Expelliarmus: Um livro que te pegou de surpresa - Perdão, Leonard Peacock - Matthew Quick.

Em dezembro do ano passado eu estava querendo ler algo que desse para concluir ainda em 2013. Encontrei, no meio de tantos pdf o 'Perdão, Leonard Peacock' de Matthew Quick. Esse é o quarto livro publicado pelo autor, que também escreveu 'O lado bom da vida', livro que eu li no começo deste ano. Bom, é o aniversário de Leonard. E também é o dia que ele escolheu para matar seu antigo melhor amigo e, em seguida, tirar sua própria vida. Mas ele decide, antes de qualquer coisa, presentear algumas pessoas que foram importantes em sua vida, como seu vizinho e uma garota que ele conheceu na estação de trem. A partir dessas relações vamos conhecendo melhor o garoto e o motivo do que ele pretende fazer. O autor fez algo que eu achei bem interessante: alguns capítulos são cartas do futuro escritas pelo próprio Leonard. Isso inicialmente foi uma atividade passada por seu professor. As cartas eram de sua esposa, filha e outras pessoas que fazem parte dessa "vida futura" de Leonard. O livro termina bem, apesar da explicação de tudo não ser uma novidade e ser, digamos, bem dramático. Matthew Quick mostra nesse romance que amadureceu um pouco sua escrita, nos apresentando personagens mais interessantes, além de situações que fazem o leitor se envolver ainda mais com a história. Enquanto em seu outro livro temos Pat como um protagonista "passivo" e acontecimentos repetitivos, que tornam o livro, em certos momentos, cansativo. Deixo aqui minha recomendação para Perdão, Leonard Peacock!

3. Prior Incantato: O último livro que você leu - Feios - Scott Westerfeld. Já falei rapidamente sobre ele aqui no blog, então é só clicar AQUI para ler.



4. Alohomora: Um livro que te apresentou a um gênero que você não tinha considerado antes - 1984 - George Orwell.


 Felicidade maior não há, por esta ter sido minha primeira distopia*. Se você nunca leu esta obra de Orwell, pare qualquer leitura que está fazendo e mergulhe na realidade apresentada no livro. É incrível como o autor conta a revolução que está acontecendo na cabeça de Winston e como ele resolve agir. Acreditem quando eu digo, você verá as coisas de forma diferente ao terminar a leitura.


5. Riddikulus: Um livro engraçado que você leu - Diário de um banana - Jeff Kinney.


Diário de um banana é, com certeza, o livro mais engraçado que eu já li. Se você está buscando uma história contada de forma rápida, apenas para se divertir, então este é o livro certo.

6. Sonorus: Um livro que você acha que todos deveriam conhecer - Todo dia - David Levithan.


David Levithan nos conta como é a vida de A que, todo dia, acorda em um corpo diferente. Sim, é isso mesmo. A, o personagem se deu esse "nome" para ter uma identidade, vive por um único dia a vida de outra pessoa, é assim desde o começo de sua vida. Ele não entende o por quê, mas já se acostumou a isso e tenta não interferir na vida de seu "hospedeiro", até o dia em que ele acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada. Justin não trata bem a garota e A resolve dar um dia perfeito para Rhiannon, como seu namorado. O personagem faz o possível para todo dia, mesmo depois de ter trocado de corpo, ter algum contato com a garota. A não tem um gênero definido, um dia ele pode estar em um corpo de garoto e no outro dia no corpo de uma garota, por isso é um pouco difícil para Rhiannon aceitar essa relação que eles vão desenvolvendo ao longo da história. Em um certo momento do livro, A consegue encontrar alguém que diz ter as respostas que ele tanto quer e você terá que ler o livro para descobrir mais dessa história. Esse é o primeiro livro de Levithan que eu leio e eu achei bem interessante como ele construiu os personagens e a narrativa. Se você está pensando que é só mais um livro idiota para jovens, então eu peço para que você dê uma chance ao livro e tenho certeza que ele entrará na lista dos preferidos.


7. Obliviate: Um livro ou spoiler que você gostaria de esquecer - Marley e eu - John Grogan.


Que livro chato! Eu poderia ter ficado apenas com o filme, pois, na minha opinião, é bem mais emocionante e engraçado. A narrativa do livro e o ritmo da história não me agradaram. O que "salva", de certa forma, o livro, é o final, pois o autor conseguiu contar bem aquela despedida. Mas eu seria mais feliz se tivesse lido outro livro no lugar deste.

8. Imperio: Um livro que você teve que ler para a escola - Um peru de natal. Uma coletânea de crônicas e contos que tive que ler para uma prova de português.



9. Crucio: Um livro que foi doloroso para ler - Harry Potter e as Relíquias da morte - J.K. Rowling.


Ler o último livro da saga foi bem difícil. Eu o li em 2010, ano de lançamento do filme Relíquias da Morte Parte I. Nele temos a morte de personagens tão queridos, a destruição de Lord Voldemort, o beijo tão esperado... E a última frase do Epílogo que é de partir o coração, pois, sim, "Tudo estava bem." mas ao mesmo tempo não estava.


10. Avada Kedavra: Um livro que pode matar (interpretação livre) - A menina que roubava livros - Markus Suzak.


Foi bem difícil escolher algum livro para esse feitiço, mas escolhi A menina que roubava livros, por que nos deixa uns dias, após concluir a leitura, pensando nessa história contada pela Morte... uma personificação dela. Esse livro pode nos matar de tristeza, aquela que pesa no coração.



Enfim, concluímos mais uma Tag. Se está conhecendo o blog agora, veja os outros posts. Comentem se já leram algum desses livros e o que acharam, compartilhem com os amigos. Se você tem um blog ou canal no youtube sinta-se convidado a responder essa Tag. E se sabe quem criou essa tag deixa aí nos comentários. Então é isso, um abraço e até o próximo post!!



*Distopia: o oposto de utopia, é um pesamento filosófico que caracteriza uma sociedade imaginária controlada pelo Estado ou por meios extremos de opressão, criando condições de vida insuportáveis aos indivíduos. Normalmente tem como base a realidade da sociedade atual idealizada em condições extremas no futuro. (http://www.significados.com.br/distopia/)

Comentários

  1. A Droga da Obediência é perfeito, também me faz lembrar a época da escola. E uma curiosidade Leonard se mata ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.. A droga da obediência é um ótimo livro *--*
      E sobre "Perdão, Leonard Peacock" só digo uma coisa: Sem spoiler!! Leia o livro e descobrirá hahaha

      Excluir
  2. AMRL- é perfeito, sim o livro permanece ainda desmanchando durante alguns dias... bateu uma saudade em lê-lo. Todo dia- lhe dá de presente a possibilidade de assim como A, olhar com outros olhos e se por no "lugar" do próximo... e Perdão, LP- É tipo como MathewQ. consegue "evolui" dessa forma, e arrasar consideravelmente nossos corações, muito bons os três, estão na lista enorme dos preferidos sim :)

    ResponderExcluir
  3. AMQRL- depois que acaba, dias depois fica dissolvendo pensamentos, livro que acaba com a gente e é perfeitamente emocionante.
    Perdão, LP- você lê e não consegue não se surpreender com a "evolução" de MatthewQ. esse livro é lindo, deixa a gente agoniado, aliás,uma agonia boa rsrs e Todo dia- deixa a gente tão pensativo de tudo, faz vê por outros olhos e pensar no próximo literalmente :) certeza estão dentre os preferidos :*

    ResponderExcluir
  4. AMQRL- É de deixar pensamentos se dissolvendo, nos matando, ficando por dias depois da leitura concluída... Todo Dia- é perfeito, faz vê com outros olhos, pensar no próximo, desfecho maravilhoso ^^ e Perdão, LP- É impossível não se surpreender com a "evolução" de MatthewQ. ele se garantiu literalmente :) três livros de nos fazer 'pensar' <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Transborde!

Isso não é um adeus

Abrir mão de que?