"Quem é você, Alasca?" de novo?

foto do blog Quase Literalmente 

Na segunda-feira, dia 08 de setembro de 2014 a editora Intrínseca divulgou um de seus lançamentos de setembro. O livro "Quem é você, Alasca?" ganhou não só uma nova editora, como também uma nova capa e tradução. Mas espera um pouco, de novo? "Alasca" que já é tão popular - e vendido - por aqui, ganhando toda essa atenção por estar com uma "cara nova"? E agora, temos esse grande talvez: o que fazer com tantas edições do mesmo livro?

Gosto muito dos livros do John Green. E eu não sou o único. Esse escritor YA (young adult - jovem adulto) tem um grande número de fãs pelo mundo e especialmente no Brasil. Mais conhecido por "A culpa é das estrelas" aqui no país, John Green também escreveu os livros "Cidades de papel", "O teorema Katherine" - publicados pela editora Intrínseca - Will e will: um nome, um destino - publicado pela Galera Record - e "Quem é você, Alasca?" - publicado pela WMF Martins Fontes.

Pra quem acompanha as notícias nas redes sociais a primeira editora de "Quem é você, Alasca", WMF Martins fontes, recentemente lançou quatro - isso mesmo, 4 - novas edições, que só tinha a arte da capa como diferença, sendo uma em capa dura. E é isso, sem nenhuma novidade no conteúdo, a editora tentou "segurar" a galera quando a Intrínseca conseguiu os direitos desse livro aqui no Brasil.

Edições de "Quem é você, Alasca?" aqui no Brasil, pela editora WMF Martins Fontes

E, como um fã de John Green, sempre fiquei em dúvida sobre qual edição comprar, até ontem, quando vi a capa que a Intrínseca escolheu para o livro. E não é só sobre a capa. A editora foi ainda mais esperta e colocou um conteúdo novo no livro, um Guia de Leitura elaborado pelo autor na forma de perguntas e respostas. Sensacional? SIM!! E a galera aceitou muito bem essa releitura (?) de Alasca, inclusive eu. Isso só mostra que nós queremos muito mais do que uma capa bonita, principalmente de um livro já conhecido pela grande maioria dos jovens leitores. 

Edição da Intrínseca

Olhando por outro lado, não deixa de ser "mais uma edição do mesmo livro", enquanto poderíamos ter um livro inédito sendo lançado no lugar deste. E a única razão que eu vejo para relançar uma obra como esta é simplesmente a vaidade e o status, podendo, finalmente, dizer "O John Green é nosso!". E, com certeza, isso não foi feito apenas para os fãs, pois já conhecemos essa história, mas eu vejo isso apenas como uma forma de vender mais livros. E eu não estou dizendo para você não comprar sua edição de 'Alasca', mesmo com esse pensamento, eu comprarei uma cópia da nova edição, minha intenção com esse post é apenas expor meu ponto de vista sobre o assunto.

Por fim, deixo a seguinte pergunta: será que estamos perdendo a chance de ter uma versão em português de um bom livro ainda desconhecido por aqui? Eu, por exemplo, ainda não sei ler em inglês e dependo das editoras brasileiras para ler obras internacionais. O que você acha? Deixe nos comentários sua opinião!!

nota: Vem adaptação para o cinema!! O filme "Quem é você, Alasca?", ainda sem data de estreia, já tem diretor e produtor - Sarah Polley e Mark Waters, respectivamente - confirmados. Só nos resta aguardar mais informações sobre o filme.

Obrigado por ler até aqui. Um grande abraço!! Não deixe de curtir a page no facebook e seguir o blog para receber as novidades. 

Comentários

  1. AMO o João Verde <3 esse é um dos meus livros preferidos desse autor - pq é difícil ter sempre os mesmos livros preferidos - esperando eternamente a adaptação dele ^^ concordo sobre o fato de comercialização exagerada do mesmo livro, mas, são tão lindas kkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Transborde!

Isso não é um adeus

Abrir mão de que?