[Leitura Concluída] A casa de Hades, Os heróis do Olimpo vol.4

Sete meios-sangues responderão ao chamado.
Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.
Um juramento a manter com alento final.
E inimigos com armas às Portas da Morte afinal.

Quem está acompanhando essa série escrita por Rick Troll Riordan sabe recitar a profecia de cór. Estava bem ansioso por esta leitura por causa do final - que eu adorei hahaha - do livro anterior "A marca de Atena". Em A casa de Hades Riordan continua com sua mania de colocar uma missão dentro da missão dentro da missão... Porém, desta vez com uma narrativa mais madura e melhor desenvolvida, trazendo temas atuais e permitindo que seus personagens testem seus próprios poderes e vejam até onde podem ir.


Enredo

Nesse quarto volume da série, os sete semideuses estão lutando para chegar às Portas da Morte – Percy e Annabeth estão seguindo pelo Tártaro e os outros semideuses estão a bordo do Argo II.
A narrativa começa por Hazel que decide tomar a liderança para si enquanto Annabeth não está com eles - quem seria melhor líder do que a Filha de Plutão?! Em seguida a Filha de Atena não tem nenhum plano em mente para fugir de onde está e a única solução é se esconder. Todos os sete têm pontos de vista no livro e essa divisão de capítulos foi muito importante para a construção do clima da narrativa. ;)
Finalmente o foco é na Profecia dos Sete e as respostas aparecem. Achei genial a explicação para o trecho E inimigos com armas às Portas da Morte afinal, e, sei lá, achei que finalmente Rick usou sua trollagem para algo útil e bem pensado.
Como já disse acima, continuamos com pequenas missões  tirando o foco  dentro da missão principal, mas isso é perdoado pois não são apenas missões para preencher páginas, há uma mudança na forma que os personagens se veem. Eles estão inseguros e duvidando da própria força e essas pequenas missões tornam os sete heróis mais confiantes.
Então, mesmo com algumas piadas sem graça Riordan está mais maduro neste livro. Os temas e os problemas abordados em A casa de Hades mostram que o autor saiu da "zona de conforto" e resolveu falar sobre assuntos um pouco mais sérios. Fiquei feliz por perceber que a história está amadurecendo junto com os leitores ;)

Personagens

Annabeth, Hazel, Piper, Reyna... São exemplos do poder feminino na mitologia de Rick. As personagens têm voz e são ouvidas e isso é sensacional. Um dos pontos que eu mais admiro é quando o autor ou autora permite que sua personagem seja forte, mas sem perder suas características femininas e eu vi muito disso em A casa de Hades - ou eu reparei mais nesse aspecto agora, enfim.

Um personagem que se destacou, na minha opinião, foi Nico di Angelo. O filho de Hades após os acontecimentos do livro anterior se isolou ainda mais e todos - TODOS - os narradores falam nele. Sua participação se destaca quando o seu maior segredo, e motivo de sua distância, nos é revelado. E mesmo achando que não seja mais spoiler eu não vou contar o segredo do garoto. Então, Riordan soube conduzir a narrativa muito bem o que me surpreendeu bastante. Ele desconstruiu o personagem deixando-o vulnerável por algumas páginas. (Ponto positivo pro Rick haha)
Tá, não ficarei sem falar de Bob, o Titã. O que seria de Percabeth no Tártaro sem a ajuda de seu grande amigo e sua vassoura? O Titã, que foi um inimigo de Percy antes do garoto apagar sua memória, é um dos personagens mais completos do livro, suas dúvidas sobre quem realmente é, conduzem a narrativa Percy/Annabeth em segundo plano e sua decisão final emociona bastante.



Foto postada no Instagram ;)
Sobre a edição
Editora: Intrínseca
Páginas: 478 + Glossário
Ano: 2013
Autor: Rick Riordan

A edição física é linda (uma das minhas capas favoritas), uma pena que haja alguns erros no texto. Não posso falar nada sobre a tradução, pois não entendo sobre isso. Aqui posso apenas dizer que não fiquei tão satisfeito com a leitura em alguns pontos e sim, estou um pouco decepcionado pois esse livro vende bastante e muitos, assim como eu, dependem das edições traduzidas para lê-lo.
Só espero que isso não aconteça no próximo livro O sangue do Olimpo, pois esses livros custam, no catálogo da editora, 44,90 (visto por último no dia 31/03/2015)


Enfim, ignorando essas chateações - deixando claro que é importante falar sobre isso - A casa de Hades cumpre seu papel enquanto continuação de saga e é um ótimo livro de aventura. Rick Riordan está longe de ser um escritor excepcional, mas seus personagens são cativantes o suficiente para que você queira ler as histórias escritas por ele. E se você ainda não leu nenhum de seus livros deixo aqui a recomendação de uma história infanto-juvenil que dá ao leitor momentos agradáveis de leitura.
Obrigado por ler até aqui e deixe seu comentário, sua participação é muito importante ;) Um abraço e até o próximo post.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Transborde!

Isso não é um adeus

Abrir mão de que?