20 em 20: 5 livros que marcaram minha vida

Olá, pessoas! Espero que estejam bem. Ontem comecei esse projeto #20em20 aqui no PI e dando continuidade, venho conversar com vocês sobre alguns livros que marcaram minha vida de alguma forma. Não consigo escolher um livro favorito, talvez esse seja o maior problema de muitos leitores, mas sabe aqueles livros que têm um espaço no seu coração? Aquela história para a qual sempre retornarmos?! Pois é, tenho algumas.



As primeiras histórias que surgiram na minha vida não vieram diretamente de livros. Minha mãe as contava para mim e minhas irmãs. Eram aqueles contos de fadas, os mais conhecidos: João e Maria, Branca de Neve... (Acho que por isso que assisto OUAT :O), mas tinha uma muito especial, Os sete cabritinhos. Eu amava ouvir essa história, as vozes que minha mãe fazia e a lição do final. Hoje essas histórias sempre vêm acompanhadas de lembranças da infância.

Mas fui crescendo e passei a ler as minhas próprias histórias e, como todo bom leitor, eu descobri o refúgio maravilhoso que era a biblioteca da escola. Melhor. Lugar. E lá encontrei as primeiras histórias que deixaram sua marca em mim.

1) O estudante - Adelaide Carraro 

Livro incrível e o primeiro que me fez chorar na vida. Lembro muito bem do Gerson adolescente lendo um livro dividido em duas partes: uma azul e uma preta, sem saber para onde estava indo. O livro é como um alerta sobre o uso de drogas, a forma que isso pode destruir não só uma vida, mas toda uma família. Renato é o protagonista dessa história vamos conhecendo-o na parte azul, mas na parte preta temos a decadência de sua vida, afetando principalmente seu irmão Roberto, uma das pessoas que mais o admirava e o amava. Adelaide Carraro não utiliza uma linguagem difícil para contar sua história. E como eu disse, foi o primeiro livro que me fez chorar, pois o final é bem triste. 
veja um resumo aqui.

2) 'Os Karas' e 'De punhos cerrados' - Pedro Bandeira



Pedro Bandeira foi o cara me introduziu nesse mundo de séries e foi incrível. Tava na faixa etária dos personagens, então foi uma experiência inesquecível. A Droga da Obediência é sem dúvida um dos favoritos da vida!! Porém, entretanto, toda via, Pedro Bandeira escreveu um livro que me ganhou rapidamente, ainda mais que Os Karas, você já ouviu falar do livro ‘De punhos cerrados’? Em uma rápida busca no Google, descobri que hoje ele se chama ‘Garrote, menino coragem’. Então, peguei esse na biblioteca super por acaso, sem nem saber o enredo. Uma das melhores histórias que já li na vida e lembrar disso hoje me dá uma saudade da biblioteca da escola.

3) Harry Potter - J.K. Rowling

Eu não da "geração Harry Potter", mas isso não me impediu de mergulhar nas histórias criadas pela Rowling. Narrativa incrível, personagens bem próximos de seus leitores, um mundo totalmente mágico e paralelo ao nosso. Mas não é só isso, entende? A magia do livro não são os feitiços, poções... Não é nada disso. Passei anos assistindo aos filmes e quando tive a chance de ler a saga fiquei nela por um tempo, lendo e relendo. Hoje tenho uma admiração enorme pela autora, por ela não ter desistido de publicar, mesmo depois de receber vários nãos, e podemos sentir isso na saga. Uma das histórias mais incríveis que já li e isso ninguém pode tirar de mim, nem com um obliviate.


4) As Vantagens de ser invisível - Stephen Chbosky

Esse eu chamo de "livro certo na hora certa", já fiz um post falando um pouco sobre ele aqui no blog. (clique aquiAs vantagens está longe de ser o melhor livro do mundo ou ter a melhor narrativa, eu sei disso. Mas o que fazer quando você se apega aos personagens e, de repente, se vê no protagonista não importa o ângulo que olhar? Além das dicas de músicas, livros, filmes que o Charlie nos dá, o enredo é cheio de momentos infinitos. Você já se sentiu infinito alguma vez? Ou já dirigiu com as pessoas que mais amava no mundo, ouvindo uma música e atravessando um túnel...? As vantagens tem aquela mágica que me referi ao falar de Harry Potter, é só você olhar com seus olhos de 15 anos... E o resto é com o Charlie.

5) O oceano no fim do caminho - Neil Gaiman


De todos citados nessa lista, esse é o livro lido mais recentemente. Não conhecia Neil Gaiman até o lançamento desse livro (Eu não sabia que Coraline era baseado em um livro dele, ok?!). Vi um vídeo da Tati e então o maravilhoso mundo de Neil Gaiman se abriu diante dos meus olhos. Em dezembro de 2013, enquanto todos estavam se preparando para as comemorações de fim de ano, lá estava eu, deitado na cama lendo O oceano no fim do caminho em pdf. Um livro sobre refúgio, basicamente. Ou como gosto de pensar, um livro sobre encontrar o seu porto. Para onde você vai, quando precisa se acalmar ou reconstruir as coisas dentro de si mesmo? O protagonista ia até uma fazendo no fim da estrada e lá ele encontrava um lago que sua amiga chamava de oceano. Que boba ela era, pois ele não passava de um lago de patos... Até tudo fazer sentido. Livro incrível que tem elementos fantásticos que enriquecem ainda mais o ambiente criado pelo autor.


Me diz ai nos comentários quais livros marcaram sua vida ou se alguns dos meus fazem parte da sua história. Vamos trocar ideias e opiniões :) Obrigado por ler até aqui e se ainda não segue o blog é só procurar ali na barra lateral a opção seguir, bem simples ;) Um abraço e até amanhã com mais posts do projeto #20em20


Comentários

  1. AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL: É um pouco difícil expressar em palavras a forma como esse livre me tocou e ainda me toca. Eu ri, chorei e senti como se estivesse vivendo as situações que me foram descritas, vividas por me. A abordagem simples e singular é um diferencial do livro, e talvez, por isso, não seja uma obra em que todos gostem ou compreendam, já que em sua narrativa temos pontos profundos e até um tanto poéticos. Resumindo, é um daqueles casos em que mais é menos.
    Melhor frase: “A gente aceita o amor que acha que merece”

    O EXTRAORDINÁRIO: A história de Auggie me mudou. Ascendeu em me algo que era muito presente em minha não, a imaginação, não que ela deixou de existir hoje, mas na infância se fez mais presente. Imaginar como é o Auggie, é muito além de como imaginar o seu rosto. Mas, suas tristezas, momentos de alegrias e experiências com a vida. Muito além do externo, precisamos olhar um pouco mais para o interno das pessoas. Existem pessoas com um interior tão grande, que seu externo nem parece que existe.

    WILL&WILL: Quando comecei a lê-lo, estava escutando Give Me Love (Ed Sheeran). A cena final me emocionou muito. Talvez por ser um livro tão leve, e tratar-se de um assunto tão polêmico hoje em dia de uma forma tão linda e emocionante. O amor é lindo de todas as formas. Após lê-lo percebi que o amor sempre vence. Esses dias ouvindo “Junho” Daniela Araújo me lembrou muito o livro, quando ela diz: “Triste é quem não acredita no Amor, sentimento que não morre, não importa o tempo que passou...”

    HARRY POTTER (TODOS OS LIVROS): Não sei dizer qual livro é o meu preferido. Só sei dizer que Harry faz parte da minha vida, me bem. Mas, não só isso... eu gosto de Harry Potter porque a história reúne meus amigos, porque aprendo com os livros e filmes e tiro exemplos pra minha vida, a história é mais do que seres abstratos e magia, é sobre amigos, sonhos, determinação. É sobre perder as pessoas que você ama, é sobre encontrar esperança. Para algumas pessoas se agarrar a algo irreal é um tanto insano, mas eu vejo um novo mundo, eu sinto quando leio cada palavra. Eu chorei vendo algumas cenas, me diverti com outras. Faz parte da minha personalidade, ajudou a construir a pessoa que eu sou.

    SOBRE O QUINTO LIVRO: Minha vida, minha história, meu poemas, meus versos que escreve e reescrevo em minha mente, em um papel... Afinal, acho, também sou um colecionador de palavras inescritas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li todos os livros que você citou. Todos são ótimos. As vantagens e HP tem um espaço no coração <3 Eu me surpreendi com "Will e Will", um livro tão simples, mas tão incrível. Tem post sobre ele aqui no blog. Vou tentar escrever um do livro "O Extraordinário" rsrs
      Um abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Transborde!

Isso não é um adeus

Abrir mão de que?