21 em 21: A negociação (ou acontecimentos na livraria)

Sexta-feira, 21h, 07 de outubro de 2016.

Eu estava na livraria do shopping, absorto na leitura de livros que custam o olho da cara, quando uma voz empolgada me traz de volta à Terra; era uma garotinha.
"MÃE... O LIVRO DA MAÍSA!!!!", ela disse enquanto agarrava o livro.
"Quem é Maísa, minha filha?".  A mãe perguntou sem muito interesse. A garotinha revirou os olhos à pergunta e, em seguida, a encarou com olhinhos suplicantes. "Não." foi a resposta da mãe, antes mesmo do pedido ser pronunciado. Aí já viu, a menina chorou, fez promessas que nunca ia cumprir, "Vou arrumar o quarto, mãe.", "Vou fazer todas as tarefas da escola sozinha, mas poooor favooooor...". A mãe, já constrangida e sem graça, fez ameaças vagas, mas a menina estava decidida. 
Me peguei torcendo pela garotinha, que já tinha chamado a atenção de muitas pessoas que estavam ali. Ela queria um livro, só um livro. Dá o livro pra menina, ué. A vendedora também tinha parado pra observar.  
Então, um homem entrou na discussão, talvez o pai da garota, e após as explicações da menina e os muxoxos da mãe, ele pediu pra ver o livro. "Mas minha filha, quem é Maísa?". Parece que a carinha fofinha, os olhos suplicantes e as promessas fizeram efeito no pai, porque ele levou o livro até o caixa, com a menina logo atrás pulando de alegria pelo presente."Aê, conseguiu ne?! Mas ela merece, é a semana das crianças...", disse a moça do caixa com um sorriso cansado. 
Ela conseguiu! E saiu com um sorriso de felicidade e, talvez, com uma cara de quem sempre consegue o que quer. Olhei pra vendedora, que já é uma amiga pelas incontáveis vezes que fui lá, e rimos da situação. Voltei minha atenção pro livro, mas ele já não era mais tão interessante assim. Então me despedi, disse que voltaria outro dia e peguei meu caminho de volta pra casa, pensando na menina saltitante com seu livro novo e nos pais sem entender quem é essa tal de Maísa. Fui pensando, também, que queria voltar pra essa fase de conseguir as coisas com choro, olhinhos suplicantes e promessas que nunca vou cumprir. Será que isso ainda funciona com meus pais?

Obrigado por ancorar por aqui!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transborde!

Isso não é um adeus

Abrir mão de que?