21 em 21: Estrangeiro, eu.

Você pode ler esse texto ao som de "A partida e o norte". Pode ler, também, não ouvindo som nenhum ou um som qualquer que te agrade. Pode ler enquanto anda por aí, enquanto volta pra casa rodeado de gente desconhecida do ônibus. Pode, também, nem terminar de ler e fechar essa janela, mas peço que você leia até o fim.

"O caminho muda e muda o caminhante
É um caminho incerto, não um caminho errado..."

 Era uma quarta-feira dessas da vida, aula de História da Mídia. Por alguma razão desconhecida até hoje, a professora pediu pra turma pesquisar sobre a origem e significado dos nomes. Eu já sabia, na verdade.

Uma curta explicação
"a qual (Zípora) deu à luz um filho, a quem ele (Moisés) chamou Gérson, porque disse: Sou peregrino em terra estranha."
Êxodo 2:22
Ou seja,
Gerson significa "Peregrino em terras estranhas. Estrangeiro lá.


"Eu, caminhante, quero um trajeto terminado
Mas, no caminho, mais importa o durante..."

Só que ela não pediu apenas para pesquisar o significado, mas ver se ele se encaixa com a nossa personalidade, com "quem nós somos" e escrever sobre isso.

Aqui vai o parágrafo que escrevi e que nunca foi lido por ela (e que provavelmente está incompleto)
Gerson, o peregrino em terras estranhas. O estrangeiro que também é porto. O Porto. Acho incrível a combinação do meu nome e sobrenome. Tenho a promessa de um lar que não é terreno, uma esperança e caminho para O porto. Sou estrangeiro aqui, mas também me faço de refúgio para pessoas cansadas de navegar por aí sozinhas. 

Uma rápida definição de Porto
      1.trecho de mar, rio ou lago, próximo à costa, que tem profundidade suficiente e é protegido por baía ou enseada, onde as embarcações podem fundear e ter acesso fácil à margem;
      2. Local onde alguém pode descansar e se sentir seguro; refúgio, abrigo.

"Deixei pegadas lá no vale da morte
Um solo infértil aos meus muitos defeitos..."

Na época que escrevi esse parágrafo achei besteira e também achei que "a professora estava matando o tempo porque não preparou aula". Ainda acho que ela ainda estava matando o tempo, mas é estranho como, com quase 21 anos, essas ideias ganharam ainda mais força, mais sentido em mim. Fico pensando se as pessoas que eu amo também se encontraram nos significados dos seus nomes assim como eu me encaixo nos meus. Já já chega o dia 13, o dia do último 21 em 21. E toda essa caminhada incerta, todo esse trajeto de 21 dias, marca um fim e um começo.

Um desafio!
Pesquisa o significado do teu nome e vê se ele se encaixa com quem você é. As vezes, a gente acaba se achando nessas perguntas.

"Minha vida alargou-se em caminhos estreitos.
E eu vi você: a partida e o norte."

Última definição.
O peregrino a caminho do porto. O estrangeiro. O porto.




Obrigado por ler até aqui. Obrigado por acompanhar o 21 em 21!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transborde!

Isso não é um adeus

Abrir mão de que?